Assim como o carro exige uma revisão (manutenção preventiva), logo o aparelho de ar condicionado também requer uma intervenção técnica desse tipo. Porque contempla limpeza, lubrificação, desobstrução, enfim, tudo par manter o bom funcionamento da máquina além disso, com boa eficiência.
O termo preventiva é bem claro, tem a finalidade de prevenir algum mal funcionamento. Ou seja, se antecipar ao defeito.
E a manutenção corretiva, é quando há realmente um defeito no ar condicionado split, como por exemplo :
- Está com baixa eficiência
- Gelando pouco
- Liga mas não gela
- Vazamento de água
- Formação de gelo
- Barulho estranho
- Vibração
- Não liga
- Falta de gás
- etc.
E como é muito comum clientes perguntarem sobre o valore de carga de gás, então eu fiz uma tabela de referência. Mas atenção, o seu defeito pode não ser falta de gás, é preciso um diagnóstico, nesse caso só presencialmente. Porém alguns sintomas do aparelho podem indicar o provável diagnóstico, inclusive falta de gás. Entretanto, de verdade mesmo o defeito só pode ser confirmado na visita técnica.